Regulamento

 PRÊMIO DUPONT™ DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR

 SEXTA EDIÇÃO - 2017

 

I – ESCOPO

Art. 1º - O PRÊMIO DUPONT™ DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR tem como escopo reconhecer e premiar empresas e profissionais que tenham criado e desenvolvido, com a utilização de produtos ou serviços da DuPont™, atividades, projetos e/ou ações de prevenção pontuais, que tenham ocasionado melhoria nas condições do meio ambiente do trabalho e/ou da gestão de segurança e saúde do trabalho em seus respectivos segmentos de negócio, assim como reconhecer e premiar estudantes que tenham realizado estudos de casos de acidentes no ambiente de trabalho para demonstrar como a tecnologia dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) produzidos pela DuPont™ teria colaborado para evitar tais acidentes. 

Parágrafo único – As atividades, os projetos e/ou as ações de prevenção pontuais e os estudos de casos que deverão ser apresentados pelos participantes do PRÊMIO DUPONT™ DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR serão adiante denominados “cases”.

 

II – CATEGORIAS PREMIADAS

Art. 2º - Os cases, conforme definição contida no parágrafo único do Art. 1º do presente Regulamento, que serão considerados para fins dessa premiação, serão divididos em cinco categorias, quais sejam:

a) Proteção Química

 Trabalhos técnicos que tenham utilizado os produtos DuPont™ Tyvek® e DuPont™ Tychem® para proteção de pessoas contra elementos químicos.

 b) Proteção Térmica

 Trabalhos técnicos que tenham utilizado DuPont™ Nomex® e DuPont™ Protera® para proteção de pessoas contra fogo e chama repentina.

 c) Proteção Contra Corte e Abrasão

 Trabalhos técnicos que tenham utilizado DuPont™ Kevlar® para proteção de pessoas contra corte e abrasão.

d) Estudante

Trabalhos que apresentem casos reais de acidentes no ambiente de trabalho e análise de como tais acidentes poderiam ter sido evitados através do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para Proteção Química, Proteção Térmica ou Proteção contra Corte e Abrasão produzidos pela DuPont™.

 

III – CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO

Art. 3º - Poderão participar do PRÊMIO DUPONT™ DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR:

a) Empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas e outras instituições que admitam trabalhadores como empregados, bem como seus respectivos profissionais, que poderão concorrer nas categorias de “Proteção Química”, “Proteção Térmica”e “Proteção contra Corte e Abrasão”, definidas, respectivamente, nos itens “a”, “b”e “c” do Art. 2º do presente Regulamento;

 b) Estudantes de qualquer curso de Técnico de Segurança do Trabalho, com matrícula vigente durante o ano de 2017, que poderão concorrer na categoria “Estudante”, definida no item “d” do Art. 2º do presente Regulamento.

 

IV – CRITÉRIOS PARA APRESENTAÇÃO DOS CASES

Art. 4º - A apresentação dos cases deverá obedecer aos seguintes critérios:

 a) Para as categorias de “Proteção Química”, “Proteção Térmica”e “Proteção contra Corte e Abrasão”, definidas, respectivamente, nos itens “a”, “b”, “c” e “d” do Art. 2º do presente Regulamento, deverá ser preenchida a descrição completa do case no formulário específico existente no website www.premiodupont.com.br em arquivo no formato PDF, de forma que fique devidamente travado e, consequentemente, impeça a alteração de seus dados. Além disso, o case deverá ter, no máximo, 12 (doze) páginas e conter necessariamente as seguintes informações:

  1. Breve descrição da empresa;
  2. Resumo inicial contendo uma visão geral do case;
  3. Introdução identificando o motivo de sua criação e o contexto em que foi desenvolvido;
  4. Metodologia utilizada para a sua realização, contendo os dados relevantes ao seu desenvolvimento;
  5. Documentos que comprovem os resultados alcançados pelo projeto, sua eficiência e eficácia.

 b) Para categoria “Estudante”, o participante deverá anexar, junto à sua dissertação, a reportagem e a respectiva fonte do caso analisado, de forma que se torne possível avaliar o contexto da situação analisada.

 

V – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS CASES

Art. 5º - Os cases apresentados serão avaliados por um Comitê Técnico, que será nomeado pela Comissão Organizadora do PRÊMIO DUPONT™ DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR e formado por especialistas da área de prevenção de acidentes e doenças do trabalho. A avaliação deverá obedecer aos seguintes critérios:

a) Quanto à contribuição para mobilizar e difundir práticas prevencionistas

  1. Relevância do tema enfocado
  2. Abrangência da ação prevencionista
  3. Grau de inovação e criatividade do assunto

 b) Quanto à aplicabilidade da ação prevencionista

  1. Envolvimento das pessoas
  2. Possibilidade de aplicação em outros locais e/ou processos
  3. Realização de avaliação da ação prevencionista

 c) Quanto ao impacto e benefícios da ação abordada

  1. Resultados efetivos na eliminação, minimização ou controle de riscos
  2. Demais resultados que poderão advir da ação prevencionista
  3. Possibilidade de melhoria contínua

 d) Quanto à qualidade técnica do trabalho referente à forma e conteúdo

  1. Precisão da informação
  2. Facilidade de compreensão e utilização
  3. Possibilidade de difusão para outros ramos de atividade

Parágrafo único - O Comitê Técnico responderá à Comissão Organizadora do PRÊMIO DUPONT™ DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR, haja vista ser esta a única competente para decidir eventuais impasses ou questionamentos decorrentes de eventuais omissões ou obscuridades do presente Regulamento, nos termos do seu Art. 13º.

 

VI - PREMIAÇÕES

Art. 6º - As premiações do PRÊMIO DUPONT™ DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR serão definidas de acordo com a categoria inscrita pelos participantes e serão realizadas na forma definida no presente artigo.

 

a) Categorias “Proteção Química”, “Proteção Térmica”e “Proteção contra Corte e Abrasão”.

  1.  Às empresas que obtiverem a maior pontuação em cada uma das categorias definidas no Art. 2º, itens “a”, “b” e “c” do presente Regulamento, serão concedidos troféu e diploma, que serão entregues ao representante da empresa. A empresa obterá o direito de uso do logo do Prêmio indicando a edição e o ano de premiação.

  2.  Os autores dos cases que obtiverem a maior pontuação receberão duas passagens aéreas para os Estados Unidos, hospedagem, duas inscrições para o congresso e feira de segurança do National Safety Council e visita à DuPont™, para conhecimento dos conceitos e produtos da empresa.

  3.  Às empresas que obtiverem a segunda maior pontuação em cada uma das categorias definidas no Art. 2º, itens “a”, “b”, “c”  do presente Regulamento, será concedido o título “EMPRESA DE VISÃO PREVENCIONISTA”, representado por troféu e diploma, que será entregue ao representante da empresa. A empresa obterá também o direito de uso do logo do Prêmio indicando a edição e o ano de premiação

  4. Aos autores dos cases que obtiverem a segunda maior pontuação, serão premiados com um laptop (modelo a ser definido). 

  5. Às empresas que obtiverem a terceira pontuação em cada uma das categorias definidas no Art. 2º, itens “a”, “b”e “c” do presente Regulamento, será concedido o título “MENÇÃO HONROSA”, representado por placa e diploma, que serão entregues ao representante da empresa. A empresa obterá também o direito de uso da imagem do Prêmio indicando a edição e o ano de premiação. 

  6. Os Prêmios definidos nos itens “i” a “v” acima serão entregues em cerimônia solene, na data definida no Art. 8º do presente Regulamento.

  7. O prêmio é intransferível, sendo proibida a sua conversão em pecúnia.
     
  8. Em caso de desligamento do autor do case pela empresa ganhadora, ficará a critério da empresa a indicação dos participantes da viagem (podendo ser ou não, o autor do case).

 b) Categoria “Estudante”

  1.  Será concedido aos dois estudantes com as maiores pontuações placa e diploma. Adicionalmente, o primeiro colocado também será premiado com um Laptop e o segundo colocado com um Tablet;
  2.  As escolas nas quais os dois primeiros colocados estiverem matriculados também receberão uma placa de participação no Prêmio.

 

VII - INSCRIÇÕES 

Art. 7º - As inscrições deverão ser feitas mediante preenchimento do formulário eletrônico apropriado contido no site do PRÊMIO DUPONT™ DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR (www.premiodupont.com.br).

Parágrafo único: As inscrições são gratuitas e cada participante poderá inscrever até dois cases em cada uma das categorias da premiação.

Cases inscritos em outras edições poderão ser submetidos novamente, contanto que não tenham sido selecionadoss entre os 5 primeiros colocados em edições anteriores.

 

VIII – CRONOGRAMA
 
Art. 8º - O PRÊMIO DUPONT™ DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR obedecerá ao seguinte cronograma:
 
a) As inscrições poderão ser realizadas até o dia 15/09/2017, na forma definida no Art. 7º do presente Regulamento;
 
b) Os vencedores do PRÊMIO DUPONT™ DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR serão anunciados na Solenidade que ocorrerá no dia 21/11/2017.
 
Parágrafo único: A DuPont™ poderá alterar o cronograma acima quando houver motivo de força maior, mediante simples comunicação aos participantes inscritos.

  

IX – DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Art. 9º - A divulgação dos resultados é de responsabilidade da DuPont™ e terá cobertura da mídia especializada em prevenção de acidentes e doenças do trabalho. Essa divulgação ocorrerá durante a Solenidade de Premiação (Art. 8º, item “b”, do presente Regulamento).

 

X – DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 10º - Os cases premiados serão publicados pelas Revistas CIPA e Proteção.

Art. 11º - As decisões da Comissão Organizadora e do Comitê Técnico por ela nomeado para avaliação dos cases não serão suscetíveis de impugnações ou recursos.

Art. 12º - Os cases inscritos e encaminhados a DuPont™ para participação do PRÊMIO DUPONT™ DE SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR não serão devolvidos aos participantes, sendo que a aceitação em participar da premiação autoriza a DuPont™ a divulgar em todos os meios de comunicação (jornal, revista, rádio, televisão, Internet etc.) os títulos, enfoque e autores. Os trabalhos avaliados poderão ser objetos de reprodução em livros, revistas, folhetos e catálogos, sempre mencionando autores e origem.

Art. 13º - A Comissão Organizadora é a única competente para decidir eventuais impasses ou questionamentos decorrentes de eventuais omissões ou obscuridades do presente Regulamento.