Edição: 201620152014201320122011
BRF

A BRF SA é uma das maiores empresas globais de alimentos, com 115 mil funcionários. Suas iniciativas para implantação de um sistema de gestão de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) iniciaram-se em 2006 e se concretizaram em 2008, quando a DuPont™, referência mundial em implantação de sistemas de gestão de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA), foi contratada para fornecer a consultoria, que se estendeu até 2013.
Antes de constatarem os expressivos resultados, a BRF iniciou um longo caminho e hoje seu processo de SSMA está alicerçado em quatro pilares: cultural, operacional, instalações e processos, seguindo a metodologia e consultoria da DuPont™.

Trata-se de um conjunto de ações que prioriza a vida, sendo totalmente contrário aos riscos no ambiente de trabalho. O objetivo é promover grande mudança de comportamento das pessoas em termos de SSMA.
O processo teve início em 2008 nas áreas de operações, que representam 80% da força de trabalho. Para dar continuidade ao esforço de melhoria, a liderança da BRF identificou a necessidade de expandir o projeto para as demais áreas da companhia e adotar por completo todas as práticas voltadas à eficácia e aos bons resultados no desempenho de SSMA.

O sistema de governança de SSMA segue a linha organizacional da companhia, atualmente estruturada em um comitê executivo, liderado pelo presidente da BRF e com participação dos seus vice-presidentes; oito comitês gerais de SSMA, liderados pelos respectivos vice-presidentes; cinco comitês operacionais corporativos (COCs); e 55 grupos de trabalho ligados a estes comitês.

Dentro dos fundamentos do Projeto SSMA vale destacar o compromisso visível, disciplina operacional, foco no comportamento humano, responsabilidade de linha, administração de desvios e aprendizado contínuo.
Além disso, todos os níveis de liderança devem demonstrar o valor de SSMA, por meio de suas atitudes, decisões e palavras, de maneira que os colaboradores percebam este comprometimento.

Desde a iniciativa desta implantação, os resultados são expressivos. Em cinco anos, a redução da taxa de frequência de acidentes (típico, trajeto e doença ocupacional) com afastamento foi de 79,8%. Os integrantes responsáveis pelo projeto atribuem a conquista aos esforços de treinamento em todos os níveis da organização, totalizando 91.187 pessoas treinadas, nos mais diversos temas ligados a SSMA, com mais de 540 mil horas de treinamento.

Neste período foram identificados e bloqueados mais de 371 mil desvios de comportamento. A estrutura de governança corporativa abrange 14 comitês e 55 grupos de trabalho que se desdobram nas áreas de negócio até a linha operacional, por meio de comitês regionais e de unidades, totalizando cerca de 10.600 funcionários envolvidos na companhia.

A BRF trabalha para alcançar a meta acidente zero e estabeleceu para 2020 a meta de taxa de frequência com afastamento de 0,51, índice de classe mundial. Seu empenho lhe conferiu ganhar o Prêmio DuPont™ de Segurança e Saúde do Trabalhador 2013, na categoria “Gestão de Saúde e Segurança DSS”.