Edição: 2017201620152014201320122011
Honda Automóveis do Brasil Ltda.

A história da Honda Automóveis no Brasil teve início na década de 70, quando não existia praticamente mercado para motocicletas no país. Com a fundação da Honda Motor do Brasil, em 1971, cresceu a importação de motocicletas e, dois anos depois, a de produtos de força. O grande passo ocorreu em 1976, com o início da produção nacional, tornando-a líder no setor de motocicletas. Em 2012, a empresa ultrapassou a marca
de 17 milhões de unidades produzidas.

Na indústria automobilística, os processos existentes geram diversos riscos, sendo necessário reunir esforços para minimizar ou mesmo eliminar os acidentes. Um dos passos para proporcionar mais segurança aos colaboradores que realizam atividades em locais com contaminação de produtos ou resíduos químicos, como é o caso dos ambientes confinados, é a adoção de proteção para o corpo inteiro.

Assim, por meio de uma pesquisa com as pessoas responsáveis pelas atividades, a empresa constatou certo descontentamento por parte dos colaboradores, devido ao tipo de proteção utilizada, e devido ao fato de que os uniformes ficavam sujos com os produtos químicos, causando desconforto durante toda a jornada de trabalho e exigindo um número maior de trocas.

Além da proteção, o desenvolvimento da atividade exigia mobilidade e flexibilidade, uma vez que os colaboradores precisavam circular em ambientes hostis e com atenção necessária para realizar as tarefas com qualidade e segurança.

Nos locais onde foram identificados riscos de contaminação química, houve um mapeamento de todos os agentes e avaliadas quais seriam as características dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) que deveriam ser utilizados. Nesse estudo, a empresa identificou alguns EPIs, porém o que mais se destacou, com aprovação dos colaboradores, foi o macacão de segurança DuPontTM Tychem® QC.

Definido o modelo de macacão e visualizando outras atividades dentro da empresa, foi acordado que o referido modelo seria disponibilizado em kits de EPIs para atendimento de emergência e os brigadistas seriam treinados para utilização do equipamento em caso de atendimento a emergências químicas.

Ciente das atividades que envolvem a manutenção e fazendo o gemba (inspeção nas áreas), a equipe da empresa identificou outras tarefas que mereciam atenção como, por exemplo, aquelas realizadas aos finais de semana no departamento de pintura, levando a uma motivação maior para desenvolver um produto de qualidade, que gerasse conforto e segurança para os colaboradores.

Para garantia de processo e qualidade dos produtos, as cabines de pintura e as casas de ar devem ser limpas semanalmente. Como o trabalho é realizado de segunda a sexta-feira, tais atividades só podem ser feitas nos finais de semana e consistem em entrar em poços, pits ou caneletas profundas e remover borras de tintas ou de sealer que ficam impregnadas nas paredes ou que decantam no fundo dos tanques.

O levantamento demonstrou também que alguns colaboradores estavam “acostumados” a realizar a atividade com aquele avental tipo “capa de chuva”, mas saíam daqueles locais com certa sujidade nos uniformes, sendo nítida a insatisfação e o incômodo. Assim, reforçou-se a adoção de um macacão que proporcionasse proteção completa para o corpo. Na pesquisa, mais uma vez a empresa encontrou na DuPont uma solução viável e com o maior nível de aprovação dos usuários. A ação da Honda Automóveis do Brasil ganhou, na categoria “Proteção Química”, o Prêmio DuPont de Segurança e Saúde do Trabalhoador 2013.