Edição: 20182017201620152014201320122011
SGD Brasil Vidros

O Grupo SGD é líder mundial na produção de frascos de vidro para a indústria de perfumes e cosméticos e para a indústria farmacêutica. Emprega cerca de 5.500 pessoas em doze instalações de produção e decoração na França, Alemanha, Espanha, EUA, Brasil e China. Para atender toda a demanda conta com dez escritórios de vendas mundiais. Desde 2010, o seu principal acionista, com 80% do seu capital, é a American Oaktree Capital Management Ltda (Oaktree).

Posicionado no mercado B2B (interempresarial), o grupo SGD concentra seus esforços em atingir as expectativas e as necessidades de seus clientes. Para isso, apóia-se em uma política sólida de pesquisa, desenvolvimento e inovação que é seu compromisso com a qualidade e a experiência de seus produtos.

A mesma exigência da SGD para com a qualidade de seus produtos se estende à segurança e, com o lema “Segurança é a nossa Prioridade”, investe na prevenção de acidentes e doenças ao oferecer aos seus colaboradores medicina ocupacional, com profissionais qualificados, equipamentos de proteção individual adequados, aulas diárias de ginástica laboral, massagem duas vezes por semana e nutricionista uma vez
por semana.

Para atender aos trabalhadores da área de manutenção elétrica, o grupo iniciou o projeto EPI NR-10, com uma pesquisa que apontou a DuPont™ como a melhor opção em custo-benefício, uma vez que no mercado existem uniformes cujo tecido recebe tratamento químico que se perde a cada lavagem, comprometendo a segurança do usuário.

Além disso, o projeto de mudança das vestimentas foi impulsionado também pela preocupação em proporcionar proteção do início ao fim, pois o fato de o EPI contar com um Certificado de Aprovação (CA) não isenta a empresa de ter problemas futuros.

Assim, a SGD adotou as vestimentas DuPont™ Protera® com proteção fio a fio que não se perde na lavagem dos uniformes. Tal fato pôde ser constatado no treinamento, conforme artigo 157 da CLT, que além de mostrar a qualidade do produto, orientou os colaboradores em relação à lavagem, estocagem, manutenção, descarte e todos os detalhes. A iniciativa motivou os profissionais da manutenção elétrica (eletricistas) a exercerem suas funções com mais confiança e os estimulou a multiplicar as informações sobre a utilização correta do EPI.

Antes da implantação das vestimentas DuPont™ Protera®, a empresa realizou diversos testes e chegou a utilizar outras roupas com tecido tratado. O resultado foi que, em curto prazo, os colaboradores reclamavam muito com relação ao cheiro e que visivelmente o tecido não protegia. Até chegarem a uma conclusão, foram usadas por algum tempo uniformes idênticos ao da produção, mas que na verdade não eram específicos para trabalhos com eletricidade.

A SGD Brasil Vidros Ltda. ganhou o Prêmio DuPont™ de Segurança e Saúde do Trabalhador 2013, na categoria “Proteção Térmica”, com a certeza de que, com a implantação das vestimentas EPI DuPont™, os profissionais da manutenção elétrica desenvolvem suas atividades protegidos e com mais motivação.