Edição: 201620152014201320122011
Charles Schiavinoto

A EMPRESA
Givaudan é uma multinacional suíça do segmento de Aromas e Fragrâncias que, desde 2008, passa por diversas restruturações para as áreas de Meio Ambiente, Saúde e Segurança (EHS). Além de uma estratégia global, processos de gestão e gerenciamento de mudanças foram feitos com o objetivo de melhorar a EcoEfi ciência, reduzir e eliminar os acidentes da companhia.

A partir disso, a empresa buscou parcerias de sucesso para a gestão de EHS, implementando, então, o Programa Zero é Possível, responsável pelo treinamento intensivo dos executivos da companhia entre junho de 2009 e setembro de 2010. No mesmo período, todos os colaboradores dos 34 maiores sites de manufatura passaram pelo treinamento do DuPont™ SafeStart®, um programa avançado de conscientização sobre segurança, com o objetivo de evitar erros e incidentes, trazendo maior qualidade de vida para os funcionários no trabalho, em casa, no trânsito etc.

O PROJETO
Após a observação dos índices globais de acidentes com afastamento e o benchmarking com os principais competidores do segmento, a Givaudan América Latina iniciou seu processo em busca da melhoria no número de ocorrências. Instituiu, então, o Comitê Diretor de EHS para tratar desses assuntos na região e passou a envolver toda a liderança executiva nas decisões relativas ao tema.

A SOLUÇÃO
A partir de 2010, a empresa iniciou uma série de treinamentos do DuPont™ SafeStart®, envolvendo mais de 1.000 colaboradores ao fi nal do processo. Em 2015, realizaram novamente os treinamentos no Brasil, além do Programa Zero é Possível.

O Programa Zero é Possível é baseado na mudança de cultura em segurança por meio dos treinamentos DuPont™ SafeStart® e BBS (Segurança Baseada em Comportamento - Behavior-Based Safety). O projeto inclui estratégias como a realização de pesquisas com todos os colaboradores para diagnóstico da cultura de segurança, aplicação dos conceitos e workshops para as lideranças da companhia, criação de planos de ações para todas as unidades da empresa, criação de objetivos a longo prazo para alcançar excelência em acidentes com afastamento e acidentes típicos sem afastamento, além de outras ações para o sistema de gestão em EHS.

O RESULTADO
Desde o lançamento do programa, a Givaudan observou uma redução signifi cativa nos números de acidentes com afastamento neste período de quatro anos. Ao encerrar o mês de dezembro de 2014, obteve redução de 65% dos acidentes globalmente, 92% na América Latina e 85% no Brasil, se comparados aos índices de 2009.

Com isso, sua estratégia é reforçar o programa do SafeStart® em suas plantas ao redor do mundo, pois acredita que está no caminho certo para a busca da excelência em segurança e seguir renovando esse conceito baseado no comportamento. Uma boa prova de que essa atitude deve permanecer, é o primeiro lugar no Prêmio DuPont 2015 na categoria Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho.