Edição: 2017201620152014201320122011
Ivana Ribeiro

A EMPRESA
Nissan Motor Co. Ltda. é a segunda maior empresa automotiva do Japão, com sede em Yokohama, no Japão, fazendo parte da Aliança Renault-Nissan e operando com cerca de 236.000 funcionários. A empresa opera no Brasil desde 2000 e possui atualmente 169 concessionárias, além de ser patrocinadora ofi cial do Rio 2016™, Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™.

Certificada dentro do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, em janeiro de 2015, mostra que sistematizar as práticas de gestão signifi ca defi nir planos de ações, indicadores, metas e auditorias. Uma das prioridades da Nissan é trabalhar com foco na prevenção, na proteção das mãos e dos membros superiores, estimulando o comportamento seguro e eliminando riscos.

O PROJETO
A estratégia de prevenção da Nissan começou com a construção da fábrica em 2012, iniciando uma política intensiva de proteção às mãos. Criaram, então, o Programa de Proteção às Mãos, com o principal objetivo de proteção contra cortes provenientes da manipulação das chapas, peças e rejeitos metálicos nos setores que manuseiam aço. Com ações como desenvolvimento de EPIs, campanhas e programas de segurança, treinamentos e conscientização, a Nissan trabalha com foco na prevenção e na busca da meta zero acidente.

A SOLUÇÃO
Pensando na qualidade de vida e segurança dos seus colaboradores, foi iniciado um processo complexo para seleção dos EPIs da fábrica. Esse foi o primeiro passo do Programa de Proteção às Mãos. Em conjunto com a implantação dos EPIs, foram desenvolvidas várias atividades que, de forma sistêmica, foram inseridas no Programa para criação de uma cultura de segurança alicerçada na prevenção e também no diagnóstico de não conformidades de perigos e riscos que pudessem comprometer a segurança dos seus colaboradores.

A Nissan iniciou então uma série de testes em busca da melhor tecnologia de luvas de segurança que protegessem as mãos dos trabalhadores contra riscos mecânicos, químicos e/ou biológicos. Durante a etapa de testes, foi considerado o tamanho das mãos dos colaboradores, a ergonomia, durabilidade, conforto e um melhor dimensionamento do custo-benefício.

O RESULTADO
Vencidas todas essas etapas, a Nissan do Brasil optou por utilizar luvas e mangotes da DuPont™ Kevlar®. Durante o Programa, a Nissan do Brasil obteve o melhor resultado em Segurança (Taxa de Frequência de Acidentes de Trabalho) entre todas as Nissan das Américas. A empresa reconhece que a Gestão de Segurança com foco na proteção das mãos é essencial para a continuidade dos processos e proteção dos seus colaboradores. Uma preocupação que também faz da Nissan do Brasil a vencedora do Prêmio DuPont 2015 na categoria Corte e Abrasão.