Edição: 2017201620152014201320122011
Ellen Mendes Rodrigues

A EMPRESA
A Vale S.A. é uma mineradora global, maior produtora mundial de minério de ferro e níquel. Com sede no Brasil, atua nos setores de logística, siderurgia e energia, além de desenvolver atividades em cerca de 30 países com aproximadamente 200 mil colaboradores, sendo 77% só nesse país.

Uma empresa que busca constantemente melhorias em suas operações para alcançar e superar os padrões de saúde e segurança dos seus colaboradores, sempre com a iniciativa de investir em produtos que protejam os colaboradores contra riscos presentes em suas atividades.

O PROJETO
Com base em estudos nas atividades de manutenção elétrica das subestações do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (TMPM), situado em São Luís (MA), foi constatada a necessidade de desenvolver um equipamento de proteção individual (luvas), que pudesse garantir a diminuição da intensidade do risco além de eliminar fatores contribuintes para um potencial acidente na área elétrica.

A SOLUÇÃO
Durante as inspeções de rotina, técnicos de segurança verificaram eletricistas utilizando luvas fora dos padrões de segurança adequados.

A primeira decisão tomada foi a de comunicar a liderança dos empregados envolvidos com atividades elétricas. Em seguida, foi desenvolvido um material de comunicação para explicar a diferença entre EPIs e a correta utilização das luvas para cada situação.

E foi, através de uma análise de atividade que se iniciou um estudo de mercado buscando os melhores EPIs a serem utilizados e que também pudessem oferecer proteção ideal contra riscos elétricos, chegando à conclusão de que as luvas de segurança DuPont™ Nomex®, com a devida alteração de tamanho para que pudessem ser utilizadas como sobreposição, seriam a solução ideal para esse problema.

O RESULTADO
Com as alterações realizadas, a empresa conseguiu oferecer maior proteção para seus colaboradores durante atividades de manobra, sem nenhum custo adicional, e, ao mesmo tempo, atender aos requisitos da norma regulamentadora NR 6 – Equipamento de Proteção Individual.