Edição: 20182017201620152014201320122011
Nissan

A EMPRESA

A Nissan Motor Co. Ltda. é a segunda maior empresa automotiva do Japão, com sede em Yokohama. Opera no Brasil desde 2000, com 162 concessionárias, e foi a patrocinadora ofi cial do Rio 2016™.
A Nissan é certifi cada dentro do Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional, mostrando que sistematizar as práticas de gestão também signifi ca defi nir planos de ações, indicadores, metas e auditorias. Dessa forma, a Nissan desenvolve um trabalho com foco na prevenção, na proteção das mãos e dos membros superiores, estimulando o comportamento seguro e eliminando riscos.

O PROJETO

Desde 2012, com a construção de sua fábrica, a Nissan precisou estabelecer uma estratégia mais bem elaborada de prevenção relacionada a proteção das mãos. Devido às mudanças que ocorrem no processo produtivo e ao surgimento de novos riscos, essa estratégia está em constante atualização. Para este ano, foi criado o programa CONQUISTA 2016, que engloba os pilares Qualidade e Segurança, cujo principal objetivo é a proteção contra riscos de cortes e escoriação nas mãos, sempre buscando o zero acidente, incidente e contaminação do processo de pintura.

A SOLUÇÃO

Na busca por melhorias na qualidade de vida e segurança dos funcionários, a Nissan precisou se reinventar. Em conjunto com especialistas da DuPont, um novo EPI foi desenvolvido: as luvas de Kevlar® Black, um EPI que não deixa resíduos na pintura, característica essencial para o processo de pintura dos carros. As luvas de Kevlar® Black foram avaliadas em três pontos básicos: nível de segurança contra cortes, durabilidade e contaminação de processos.

Durante 20 dias o novo EPI foi testado e aprovado pela Nissan, mantendo o mesmo grau de segurança com o mesmo nível de durabilidade, sem perder a qualidade do processo de pintura, o que ocorria com as luvas anteriores. Os trabalhadores puderam aprender mais sobre as características das luvas de Kevlar® Black em treinamentos programados com a presença da equipe técnica da DuPont.

Trabalhando sem nenhuma ocorrência de acidentes com as mãos no setor da pintura há mais de 800 dias, a Nissan reconhece que a Gestão de Segurança focada diretamente na proteção das mãos é imprescindível para a melhora contínua dos processos de produção e proteção de seus trabalhadores. Essa postura faz da Nissan do Brasil a vencedora do Prêmio DuPont 2016 na categoria Proteção Mecânica