Edição: 2017201620152014201320122011
Pirelli Pneus

A EMPRESA

A Pirelli Pneus foi fundada em 1872, mas somente em 1901 começou a fabricar pneus para automóveis e utilitários esportivos, e começou a operar em 1929 no Brasil. Com 140 anos de história, a Pirelli hoje é a quinta maior marca de pneus em venda no mundo, sendo reconhecida mundialmente por sua tradição e processo de produção responsável, com produtos de baixo impacto ambiental.


O PROJETO

A Pirelli possui uma política chamada HSE (Health, Safety and Environment) e segue algumas premissas como o melhoramento contínuo da proteção dos colaboradores, assim como novos desenvolvimentos e a busca pelo acidente zero em seu dia a dia. No começo de 2016 iniciou-se um trabalho de padronização e redução na quantidade/diversidade de equipamentos de proteção individual (EPI) utilizados nas plantas da Pirelli no Brasil.
Dentre os EPIs avaliados, a vestimenta antichama foi uma delas. Na época, as vestimentas de proteção utilizadas pelos colaboradores da Pirelli eram de algodão tratado, isso signifi ca que recebiam tratamento químico para proteger contra chama repentina. Com a aplicação de tal tratamento químico, a vestimenta passa a ter vida útil reduzida após os ciclos de lavagens, deixando o trabalhador vulnerável aos riscos.

A SOLUÇÃO

Após análises sobre a padronização e redução da quantidade/diversidade dos EPIs utilizados pelos colaboradores da empresa, e com os testes realizados utilizando a tecnologia do DuPont Thermo-Man®, foi possível concluir que os uniformes de Protera® aumentam em mais de 70% as chances de sobrevivência de um usuário entre 20 e 29 anos, enquanto o antigo EPI oferecia somente 20% de chances nessas mesmas condições. Além do realizado com o Thermo-Man®, foram feitos outros testes, como avaliação do desempenho de proteção contra fogo (Vertical Flame) e rasgo (Elmendorf ) de vestimenta usada após lavagem com alvejante comercial diluído em água. Após os resultados obtidos, a vestimenta Protera® foi escolhida para utilização em todas as plantas.


Graças a esse esforço, a Pirelli é a grande vencedora do prêmio DuPont na categoria Proteção Térmica.