Edição: 2017201620152014201320122011
MASISA ENCONTRA NO DUPONT™ TYCHEM® A MELHOR PROTEÇÃO QUÍMICA PARA SEUS COLABORADORES

 

A Masisa do Brasil, empresa líder na fabricação de painéis de MDF (fibras de madeira de média densidade) e MDP (partículas de madeira de média densidade), adotou o DuPont™ Tychem® para proteger seus colaboradores dos produtos químicos aos quais são expostos após realizar testes com diferentes materiais.

A Masisa tem doze complexos industriais na América Latina, sendo dois localizados no Brasil, um em Ponta Grossa, no Paraná, e outro em Montenegro, no Rio Grande do Sul. Um dos objetivos da empresa na Segurança e Saúde Ocupacional é alcançar a marca zero em acidentes, já que considera a saúde, a segurança e o meio ambiente como valores inegociáveis. “Cada vez mais nos conscientizamos da importância do tema segurança como base do nosso trabalho e forma de garantir de maneira sustentável a conquista dos objetivos”, ressalta Renato Lovizaro, Diretor de Operações, Supply Chain e Florestal da Masisa.

Foi com esse foco que a organização passou a procurar uma solução para a exposição dos funcionários a produtos químicos. Na planta de Ponta Grossa, por exemplo, existem atividades com riscos de exposição a produtos como graxas, óleos, resinas, poeiras, líquidos e vapores, entre outras substâncias danosas à saúde. Após o estudo e mapeamento detalhado dessas exposições, a empresa passou a buscar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que oferecessem a melhor proteção aos seus colaboradores.

Por meio do fornecedor Balaska, foi apresentada a vestimenta DuPont™ Tychem® a qual a Masisa submeteu a diferentes testes comparativos. Em avaliações como gramatura, resistência à tração, penetrabilidade e resistência aos produtos utilizados, Tychem® alcançou resultados superiores aos concorrentes. Além disso, a companhia considera o conforto e a flexibilidade essenciais para o trabalho, avaliando que seria irrelevante adquirir o melhor EPI existente e o colaborador não utilizá-lo devido à dificuldade e ao desconforto. Por isso, a avaliação dos usuários foi um importante quesito na adoção do material.

Hoje, a empresa utiliza vestimentas Tychem® há quatro anos e está satisfeita com a eficácia, a resistência e o custo/benefício do EPI. Em 2017, a Masisa atingiu a quantia de 200 vestimentas adquiridas desde 2014. Com o uso do produto, a empresa segue investindo na eliminação de desvios, quase acidentes e acidentes relacionados à exposição a riscos químicos, reforçando um de seus princípios de que “segurança e saúde ocupacional têm importância igual a produção, qualidade, custo e meio ambiente”.