Edição: 20182017201620152014201320122011
PPG INVESTE EM MACACÕES DUPONT™ NOMEX® APÓS RESULTADO SUPERIOR EM TESTE NO DUPONT™ THERMO-MAN®

 

Em busca da melhor proteção térmica para seus funcionários, a PPG, fornecedora global de tintas, revestimentos, materiais especiais e fibra de vidro, resolveu testar as vestimentas DuPont™ Nomex® para compará-las com a roupa que era utilizada na empresa. Para essa avaliação, foi utilizado o teste DuPont™ Thermo-Man®, o que comprovou a resistência e superioridade do material.

Com foco em políticas internas de segurança e saúde no trabalho, a PPG desenvolve continuamente práticas de proteção aos colaboradores, tendo como objetivo alcançar a meta de zero acidentes. Um dos passos importantes nesse caminho é a adoção do Equipamento Individual de Proteção (EPI) correto.

Em 2017, a empresa começou um novo projeto visando proteger seus colaboradores do fogo repentino nos setores produtivos e laboratórios. Após uma pesquisa com os EPIs existentes no mercado, o Grupo Bunzl apresentou a vestimenta desenvolvida com Nomex®, de alta eficácia contra o fogo e energia irradiada, atendendo aos requisitos necessários para as necessidades da PPG.

Em visita à planta da DuPont, foi apresentada a vestimenta e realizado o teste no DuPont™ Thermo-Man®, um manequim monitorado por 122 sensores de calor que registram o aumento da temperatura e calculam a porcentagem de queimaduras, a sua posição e a evolução durante o tempo de medição, simulando uma situação de exposição ao fogo repentino. O EPI é submetido à temperaturas de até 1000ºC.

Foi realizado um comparativo com o uniforme utilizado pela PPG, feito de algodão, e a vestimenta Nomex® que comprovou a excelência do material da DuPont. Após a exposição à temperaturas extremas, o manequim com o tecido da DuPont sofreu 33% de queimaduras na área protegida, sendo 32% de segundo grau, enquanto a vestimenta de algodão PPG sofreu 92% de queimaduras, sendo 86% de terceiro grau.

A adoção da EPI da DuPont foi um passo importante no caminho para um trabalho com mais proteção e segurança para os funcionários da PPG.